Tocantins | audio

ALTERAR TAMANHO DAS LETRAS

Indique o site a um Amigo



Tocantins
Escrito por Administrator   

Compartilhe esta matéria

Tocantins - a criação de um Estado



Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.



Tocantins – A criação de um estado

Sonoplastia vento

Sonoplastia mato

No meio do cerrado do centro-oeste, se encontra o estado brasileiro mais jovem. Jovem pelo fato de ter sido reconhecido oficialmente apenas em 1989 como Unidade Federativa do Tocantins. Mas a história da formação da região teve início ainda no século 18.

Sonoplastia cavalgada

Trilha sonora

Segundo o jornalista e historiador Otávio Barros, as terras onde hoje se encontra o Tocantins eram local de passagem para os paulistas que viajavam até as minas de ouro em Cuiabá. Eles não esperavam, mas o local também possuía jazidas de ouro, o que atraiu os visitantes para a região.

Então se verifica ai a importância da descoberta das minas que criando esse núcleo urbano do ciclo do ouro resolveu chamar a atenção dos homens públicos de Portugal para criar um governo local. Surge a capitania de Goiás sendo que aqui o Tocantins ficou incorporando a Capitania de Goiás. Então a partir de 1748 a gente passa a ser conhecido na geografia como norte de Goiás. Não foi criado então a Capitania de Tocantins. Foi criado a capitania de Goiás. Tocantins então não teve essa emancipação.

Trilha sonora

A fama da região atraiu inúmeras pessoas. Entre elas, Teotônio Segurado. Nomeado como ouvidor da Capitania de Goiás, quando conheceu os rios Araguaia e Tocantins se encantou com o local e acabou repassando ao príncipe regente a situação.

Sonoplastia sinos

Vossa alteza, pelo que vi em Araguaies, se faz necessário a divisão das terras de acolá. O melhor seria uma nova comarca ao norte da comarca de Goiás.

Esse Teotônio Segurado esse português ele em 1804 foi nomeado pela rainha como ouvidor de Goiás. Ele se admirou com a região e faz um relatório do que ele e que a região devia ter uma alternativa de desenvolvimento. É quando ele faz um despacho para os ministros do príncipe regente defendendo a criação de uma comarca aqui no norte que até então só havia uma comarca. O príncipe regente resolve então criar mais uma comarca aqui em Goiás. Então em 1809 estava decretado o alvará do príncipe regente criando e dividindo Goiás em duas comarcas, a comarca do sul e a comarca do norte de Goiás. Praticamente aí está plantada a semente para a independência da região. Então aí começa a surgir pelo movimento nativista pela independência do Tocantins.

Trilha sonora

Ainda que sem autonomia reconhecida, o Tocantins sempre foi muito diferente da outra parte da capitania de Goiás. Enquanto o sotaque mineiro e paulista imperavam no sul de Goiás, no Tocantins os moradores eram mais provenientes da Bahia, Piauí, Maranhão e Pará.

A história vai andando e por exemplo quando chegava qualquer benefício e interesse da comunidade os capitães-generais, os governadores de Goiás eles geralmente localizavam esses benefícios lá no sul de Goiás e não no norte exatamente devido a distância, devido ao processo de povoamento, de gente diferente, herança. Então o norte aqui era como gente estrangeira dentro do território de Goiás. E de maneira que esse processo de discriminação continuou, um negócio, qualquer coisa, uma escola lá no sul de Goiás, uma estrada lá no sul de Goiás. E o norte então foi sendo discrimado nesse aspecto. E a extensão territorial vastíssima. Quer dizer, praticamente o nortense ficava isolado.

Trilha sonora

Foram os moradores que promoveram a derradeira mudança que o Tocantins sempre procurou. Pessoas como o jornalista Otávio Barros que um dia chegaram àquela região e participaram de várias ações pela autonomia do Tocantins como estado federativo do Brasil.

Tribuna da Amazônia. Eu comecei a ler sobre a história aqui do norte e que havia uma luta secular desde 1809 para se criar o estado do Tocantins. Eu venho com esse jornal o Estado do Tocantins. Meu jornal era o porta-voz da luta na década de 60 para a década de 70 na região, divulgava a idéia da luta secular para criar o estado do Tocantins. Através do meu jornal o Estado de Tocantins finalmente alcançamos na constituinte de 88 e o Tocantins está criado.

(VOZ ULISSES GUIMARÃES)

Declaro promulgada o documento da liberdade, da dignidade, da democracia, da justiça social do Brasil. Que Deus nos ajude e isso se cumpra.

A Constituição Brasileira de 1988 traria o novo estado brasileiro, o Tocantins.

Trilha sonora hino de Tocantins

TOCANTINS – A CRIAÇÃO DE UM ESTADO É UM AUDIODOCUMENTARIO DO SITE AUDIODOCS

PRODUÇÃO E PESQUISA DE ADRIANE LAZAROTO.

COLABORAÇÃO E AGRADECIMENTO A OTÁVIO BARROS