O café de cada dia | audio

ALTERAR TAMANHO DAS LETRAS

Indique o site a um Amigo



O café de cada dia
Escrito por Adriane Lazaroto   
Sáb, 29 de Outubro de 2011 21:41

Compartilhe esta matéria

O café de cada dia



Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.



O café de cada dia

Trilha sonora

Alguns preferem forte, outros fraco, Noel Rosa pediu que só não fosse requentado. Apesar dos gostos diferentes, a unanimidade é geral, o café faz parte do dia a dia. A bebida é a campeã de consumo no Brasil.

Trilha Noel Rosa

Trilha sonora

O cheiro do café talvez seja um dos mais conhecidos no mundo. E é este aroma que atrai muitas pessoas para o consumo da bebida. O café também é conhecido por uma de suas principais propriedades, a cafeína. É ela que deixa as pessoas mais alertas e atentas. Em função da cafeína também que o café teria sido descoberto. Diz a lenda, que um pastor percebeu que quando suas cabras comiam uns grãos vermelhos ficavam mais agitadas. Ele passou a utilizar os frutos e assim espalhou a notícia pela região. É o que nos explica a autora do livro A História do Café, Ana Luiza Martins.

Num determinado momento, essa frutinha atravessa e chega na Árabia. E lá na Árabia, é que eles vão descobrir, na verdade, a infusão do café, a forma de fervê-lo e fazer com que então, ele possa ser tomado como uma bebida.

Trilha sonora – turca

Foi na Turquia que surgiu a primeira casa de café. Até então era uma bebida para os homens de negócio. Pela importância que adquiriu, o café expandiu pela Europa. Na América, as mudas de café chegaram pela Guiana Francesa, então colônia da França. Foi também pela Guiana que o café entrou no Brasil.

Trilha sonora – Heitor Vila Lobo trenzinho de café

O café foi o símbolo da economia brasileira. Após sua chegada no país, em 1727 ele passou a ser cultivado em várias cidades brasileiras. As plantações passaram a ser extremamente lucrativas para os barões do café. As cidades começaram a se transformar para possibilitar o envio dos grãos de um lado a outro. Assim foram criadas ferrovias, estradas...

Sonoplastia – trem

Trilha sonora – música italiana

A crise de 1929 e a quebra da Bolsa de Nova Iorque propiciaram o pior momento para os produtores brasileiros de café. Eles perderam dinheiro e acabaram queimando sacas do produto. Alguns barões do café tiveram que vender suas fazendas para diversos imigrantes, entre eles, destacavam-se os italianos.

Essa gente que veio para cá, veio para trabalhar, até as crianças.

Trilha sonora

O CAFÉ DE CADA DIA É UM AUDIODOCUMENTÁRIO DO SITE AUDIODOCS

PRODUÇÃO E PESQUISA DE ADRIANE LAZAROTO.

COLABORAÇÃO E AGRADECIMENTO A ANA LUIZA MARTINS E CARLOS COELHO



Última atualização em Ter, 04 de Dezembro de 2012 16:01