A saga dos primeiros imigrantes japoneses no Brasil | audio

ALTERAR TAMANHO DAS LETRAS

Indique o site a um Amigo



A saga dos primeiros imigrantes japoneses no Brasil PDF Imprimir E-mail
Escrito por Adriane Lazaroto   
Sex, 21 de Junho de 2013 14:24

Compartilhe esta matéria

A saga dos primeiros imigrantes japoneses no Brasil



Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.




A saga dos primeiros imigrantes japoneses no Brasil

Voz de menina

Mãe, por que que só eu tenho esses olhos na minha sala?

Voz mulher

Ah minha filha, é porque nós somos japonesas...

Trilha sonora

A menina cresceu e foi atrás de sua origem.

Depois de muitas pesquisas, viagens, Teresa Hatue de Rezende escreveu o livro Ryo Mizuno: o precursor da imigração japonesa no Brasil e ilustra o audiodocumentário com seus depoimentos.

Eu fui atrás e descobri que tinha uma primeira leva de imigrantes chegando em 1908 ao Brasil e chefiados pelo Ryo Mizuno.

Sonoplastia – navio apitando

Trilha sonora

A saga japonesa no Brasil começou no início do século XX.

Foi a bordo do navio Kasato Maru que desembarcaram no porto de Santos os primeiros imigrantes. O responsável pela vinda foi Ryo Mizuno.

Trilha sonora

Mizuno foi um jovem que desde cedo esteve ligado à política. Através de um ministro soube que as terras no Brasil eram férteis e que o café era um bom produto. Conheceu o país e voltou ao Japão para trazer a primeira leva de imigrantes.

Sob trilha

Mas o governo japonês dificultou a viagem.

Na hora da partida foi exigido um valor muito grande para que o navio deixasse o porto rumo ao Brasil, era uma quantia que não era exigida nunquinha antes. Só que quando chegou ao Brasil o valor não estava depositado, porque eles não conseguiram o dinheiro. A gente imigrante, sem falar a língua, sem saber os costumes, sem saber o que te espera naquela pátria nova e sem dinheiro. Isso causou uma revolta muito grande.

Trilha sonora

Já no Brasil, os imigrantes também encontraram dificuldades principalmente com a diferença de cultura entre os povos.

Cama, no Japão dorme nos tatame. Então não tinha chá, não tinha verduras, não tinha muitas frutas. A roupa também, era outro time de roupa. Tanto que quando eles desembarcam no Porto de Santos, o Mizuno recomendou que cada um tivesse uma roupa ocidental.

Trilha sonora

Os primeiros japoneses foram para as plantações de café no interior de São Paulo. Eles ocupavam os lugares que tinha sido dos escravos e dos italianos. A permanência não foi fácil. Muitos imigrantes que vieram nunca tinham trabalhado em uma lavoura.

Sob trilha

Isso fez com que muitos fugissem.

Alguns pegaram a linha do trem, e seguiram a linha de trem e foram parar no Mato Grosso. Outros foram para no sul aqui, pra lá de Buenos Aires. E outros foram parar em São Paulo e Rio.

Sonoplastia Guerra

Trilha sonora

Apesar dos conflitos, a leva de imigrantes japoneses continuou. Ruy Mizuno viajou 11 vezes entre o Japão e o Brasil.

A última viagem aconteceu em plena Segunda Guerra Mundial.

Por amar tanto o Brasil, Mizuno foi enterrado em terras brasileiras.

A saga dos primeiros imigrantes japoneses no Brasil é um audiodocumentário do site audiodocs. Pesquisa e produção Adriane Lazaroto. Locução de Juliana Pamplona. Agradecimento a Teresa Hatue Resende e Juliana Pamplona.